Estruturar é ter um mapa do seu discurso. Porém, junto com o mapa é importante conhecer o território pelo qual você vai guiar-se, levando sua plateia junto com você na caminhada.
Estabelecer uma estrutura é ter visão do todo e de cada parte do discurso.
Estruturar é planejar, é formalizar uma lógica, é colocar em sequências de ações. É o passo a passo, do primeiro ao último passo. Da abertura, passando pelo desenvolvimento e direcionando para o fechamento.
Com a estrutura de sua palestra em sua “melhor forma” você vai sentir que tem autoridade sobre seu conteúdo, sobre seus argumentos, sobre suas emoções.
Ter autoridade vai lhe dar mais segurança. Ter segurança vai lhe dar mais confiança para durante a apresentação, explorar insights, ideias e outras formas de expressar-se com liberdade.
Com uma estrutura bem elaborada você vai se sentir no comando da sua apresentação, vai saber como conduzir sua plateia, porém sem rigidez, com flexibilidade.
Ter flexibilidade vai lhe dar confiança para, se você achar conveniente, durante a palestra, incluir uma explicação não planejada; incluir uma história que você havia se esquecido e que se lembrou ali no momento.
Com o suporte de uma ótima estrutura você poderá até se permitir ser interrompido por uma pergunta vinda da plateia e responder, se você quiser e sem perder o foco de sua palestra.
Então, antes mesmo de começar a falar ou ensaiar sua apresentação, antes mesmo de definir o power point e os slides, cuide de ter uma estrutura bem elaborada. Uma ótima estrutura é seu porto seguro e ao mesmo tempo a sua liberdade.
Existem muitos tipos de estruturas para se construir uma palestra, mas todas necessitam de uma ideia e um objetivo claros. Só a partir daí pode-se escolher qual estrutura suporta com mais eficácia todo o conteúdo que você precisa transmitir.
A estrutura escolhida deve suportar todas as outras “pequenas estruturas” que compõem o seu discurso.
Tudo que é dito deve estar dentro de uma estrutura maior a qual chamamos de ESTRUTURA PRINCIPAL, que vai suportar as pequenas estruturas de cada momento da sua palestra.
Ex: vamos supor que você tenha que mostrar para a sua equipe a evolução do trabalho executado no ano, após ter implantado um novo sistema de gestão. A estrutura mais adequada é de comparação. O antes e o depois. A trajetória que leva do antes ao depois também tem pequenas estruturas que estão enredadas à estrutura principal.
Uma estrutura principal organizada aliada ao seu objetivo definido e argumentos selecionados e que ainda considere a empatia com a plateia vai levar você da insegurança à confiança; do estresse à criatividade; da ansiedade à realização.
Leia nossos artigos para encontrar a “melhor forma” de estruturar sua palestra de acordo com sua necessidade e conteúdo.
Você já definiu seu objetivo?
Leia o artigo “Como ser objetivo ao falar em público”.
Você já tem argumentos racionais e emocionais? Leia o artigo “Como argumentar e persuadir ao falar em público”.
Gostou deste artigo? Ajudou você? Comente e se tiver dúvidas, converse com a gente. E cadastre-se e compartilhe este blog com seus amigos e amigas. Grato abraço, até breve …
ASSINE. É DE GRAÇA!