Quer saber como prender a atenção da sua plateia nos primeiros sete segundos? Antes vou falar o que você deve evitar. Evite começar sua palestra com formalidade excessiva, dizendo: – boa noite, sou formado nisso, naquilo, trabalhei na empresa tal, fui isso, aquilo, fiz isso e aquilo. Sem formalidades, deixe as formalidades para depois.
O mais importante é deixar bem claro desde o início da apresentação “Qual problema você resolve”. A plateia está interessada em saber o que você tem para oferecer pra ela e porque vale a pena se dedicar a escutar você. É entretenimento? É informação útil? É uma solução para um problema? É um conteúdo que pode melhorar a vida das pessoas?
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Pesquisas atuais confirmam que você só tem de sete a dez segundos para despertar a atenção e o interesse das pessoas em sua apresentação. Então comece com ousadia, criatividade, comece pra valer, entre com o pé na porta, mas comece com categoria, com estilo, com personalidade e sempre respeitando o perfil da sua plateia.
E com um detalhe importante, a sua abertura tem que estar alinhada com o objetivo final que você determina antes da sua apresentação. E você vai me perguntar agora: – Como é que eu determino o objetivo final da minha palestra? Respondendo à seguinte pergunta que aparece aí na tela: – Quando acabar a minha palestra o que eu quero que a minha plateia aprenda, entenda, saiba, se convença, deseje, compre?
Com seu objetivo final em mente você cria e ensaia a sua abertura. Mas não adianta fazer uma abertura super criativa se ela não estiver “linkadinha” com o seu objetivo final. A abertura é o momento para colocar as pessoas no seu cenário, no seu mundo cognitivo e emocional, é você que vai criar o clima do ambiente.
É a partir da abertura que você envolve as pessoas e desenvolve o seu discurso.
Então agora vamos às sugestões de abertura:
1 – Contar uma história emocionante;
2 – Contar uma caso engraçado, uma narrativa divertida;
3 – Falar uma estatística relevante;
4 – Destacar uma notícia bombástica, polêmica;
5 – Fazer um depoimento pessoal ou apresentar um depoimento gravado;
6 – Fazer uma pergunta retórica, aquela pergunta que não tem uma resposta exata
Arrisque, ouse, divirta-se, seja autêntico, saia da zona de conforto, a plateia vai gostar e você vai se destacar da concorrência.