“Prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. [Raul Seixas]
Temos duas certezas na vida: uma é que a morte é certa. Outra, como diz o poeta: que tudo muda o tempo todo no mundo. E quando a necessidade de mudança bate à nossa porta existem quatro tipos de comportamentos que devemos reconhecer para mudar sem sofrer e também para ajudar outras pessoas a lidar com suas mudanças.
Diante da necessidade de mudanças tem pessoa que resiste. Por exemplo: a empresa precisa implementar uma nova tecnologia mas ela não colabora, ela odeia mudança. Junto com a resistência vem a reclamação e a emoção que aparece é a raiva. E a pessoa cria clima ruim com ela, com tudo e com todos. É um perigo para as relações afetivas e produtivas.
Diante da necessidade de mudanças tem pessoa que se sente vítima. Ela acredita que o problema é ela, ela é ao mesmo tempo causa, sintoma e consequência de tudo dar errado. Ela se sente o cocô do cavalo do bandido. E com o vitimismo vem a depressão, o desanimo, a tristeza, o buraco é fundo e acabou-se o mundo.
Tem pessoa que diante das mudanças ACEITA que precisa mudar também. Aceitar é o primeiro passo para a grande mudança. E a emoção que fica quando se aceita é a satisfação, a emoção prima irmã da alegria. Aceitar é tipo falar: “- Está bem, aceito isso. Não vou resistir.” Com a aceitação não existe vitimismo, não existe reclamação aparece a positividade, o otimismo, o entusiasmo.
Aqui destacamos a frase:
“Que eu tenha serenidade para aceitar o que não posso mudar, coragem para mudar o que posso e sabedoria para distinguir entre uma situação e outra.
O quarto comportamento diante da necessidade de mudanças é pensar, decidir sobre o novo comportamento e competência a ser aprendida e agir.
A necessidade de mudança está batendo na sua porta? Olha que oportunidade incrível que a vida está oferecendo. Então, mude agora que tudo muda.
Clique aqui e conheça nossas 6 soluções com Teatro Coach para Falar em Público e comunicação comportamental para seu desenvolvimento pessoal, presencial, in company, coach online e eventos corporativos.