Se você trabalha ou trabalhou em empresas, com certeza tem ou teve um chefe mandão, que abusa do poder e da autoridade conferida pelo cargo. Este tipo de “Chefe” está em extinção. Ou ele aprende a se comunicar para criar ambientes positivos e colaborativos ou ele será demitido.
Primeiramente temos o líder autocrata que se acha o rei, o centralizador. É o vulgo “chefe” que não permite que as coisas andem sem que ele mande, aprove, controle. Ele impede conversas, vigia, aperta, estressa, ele adoece as pessoas.
Se você fala que tem uma ideia, ele retruca: – Você está aqui para trabalhar e não para ter ideias. A frase preferida dele é “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Autocracia quer dizer: o poder de um só. E quanto mais autocracia, menos democracia, menos interação e menos inovação.
Outro estilo de liderança é a que “deixa rolar”. O líder deixa os funcionários à vontade, eles fazem o que eles querem. Esse líder acredita que todos tem talento para cumprir com as suas obrigações. Então, ele fica distante e quando alguém procura com uma dúvida, ele diz: – Resolva você, vai, se vira, você não é quadrado!
Esse comportamento “deixa rolar” causa insegurança na equipe. É comum eles reclamarem: – “Não sei se estou agindo certo, não recebo nenhum feedback” Ou ainda: – “Me sinto como num barco, sem bússula, sem rumo”. É dramático mesmo. Esse líder mostra desinteresse pelo trabalho e pelas pessoas. Seu distanciamento só faz piorar as relações e os resultados.
O terceiro estilo é a liderança colaborativa. O líder que tem a porta aberta. É o líder que se une aos funcionários, joga junto, não faz ameaças de poder e não usa da hierarquia para decidir. É o líder que pergunta, se interessa, escuta, interage, conversa, incentiva, ele permite o fluxo de informações e sabe argumentar para persuadir, motivar e também para corrigir.
O líder colaborativo no trabalho normalmente também é colaborativo nas relações sociais. É uma pessoa empática, que sabe se colocar no lugar dos outros e por isso é respeitado e admirado.
Esse é um resumo de 3 estilos, mas tem mais, hoje em dia já se aplica a monoliderança e até a holocracia, quando as pessoas na empresa decidem por elas mesmas, sem gerente, sem um chefe.
Inscreva-se em nosso canal para ter sempre conteúdos exclusivos para aprimorar a sua comunicação comportamental com foco em resultados. Até o próximo vídeo!