Sempre existe tensão quando vamos falar em público. Só não fica nervosa aquela pessoa que não está “nem aí” para a plateia. Mas, se você respeita sua profissão e respeita as pessoas que vieram ouvir você, é natural sentir um pouco de nervosismo. O que não pode é deixar o nervosismo travar você.
Eu sou Mauai, coach de comunicação comportamental e falar em público da Teatrês. Até o fim deste vídeo saiba como diminuir o nervosismo ao falar em público.
No começo da palestra é natural um pouco de tensão, tem expectativa, tem adrenalina. E um dos comportamentos que denunciam o nervosismo é a pessoa falar rápido demais, falar aceleradamente. A pessoa solta o discurso ladeira abaixo, sem breque. Isso é claro sinal de nervosismo. E para controlar o nervosismo, aqui vão três dicas em forma de história:
1 – Imagine que você está na festa de casamento do seu melhor amigo e ele, todo feliz, pede pra você alí, na hora, de improviso, fazer um discurso para os convidados. Improviso? Não, claro que não. Elabore uma estrutura. Pense num roteiro para ajudar você a falar. Por exemplo: Primeiro fale de como nasceu a amizade de vocês. Depois fale do que aconteceu quando ele conheceu a namorada. Depois fale do bem que ela fez bem pra ele (ou mal, se quiser fazer humor). E por fim, fale do quão triste você está de ficar longe dele, mas que ele está feliz e isso é o que importa. E faz um fechamento com um brinde aos noivos! Show de bola!
Note a estruturação: uma abertura, o desenvolvimento e o fechamento.
2 – A segunda dica é preparar a abertura que vai ajudar você a atravessar o primeiro momento da apresentação. Ensaie essa abertura, decore, treine falar várias vezes. Assim, decorando, você irá falar de forma mais pausada, respirando, apreciando as palavras, tornando o discurso mais claro para a sua plateia. Lembre-se: quanto menos esforço a plateia fizer para compreender você, mais recompensa ela terá.
No caso do discurso do casamento, se você quiser fazer uma abertura com humor pode ser assim: Meu amigo (nome) pediu pra eu fazer um discurso para este momento tão especial, mas isso pra mim é uma tarefa muito difícil, por que, sabe, gente eu preciso confessar uma coisa, sei que não é o momento, mas eu sou completamente apaixonado por ele. [Muitas risadas na plateia, com certeza, e um susto no casal].
3 – A terceira dica é … pense no tempo que vai durar seu discurso. Isso é muito importante. Por exemplo: para a estrutura do discurso do casamento, a duração pode ser entre cinco e dez minutos. Você pode e deve ilustrar com algumas histórias, tipo como seu amigo mudou de comportamento ao ficar apaixonado. Mas fique atento, se você alongar demais o seu discurso sem ter histórias interessante para contar, seu discurso pode ficar entediante. É aí que acontece a “vergonha alheia” com o palestrante; quando ele confia demais na improvisação sem um roteiro prévio estabelecido.
É isso. Seja nossa companhia aqui em nosso canal do youtube e no blog Quero Falar em Público. Até o próximo vídeo.