Como falar sem ser monótono

Você conhece alguém que tenha uma voz monótona? Alguém que fala numa nota só? E que normalmente fala com intensidade fraca?  É aquela voz que quase não ouvimos, tanto que a gente até coloca a mão em concha aqui atrás da orelha para tentar entender o que a pessoa tem a dizer, ou seja, a pessoa fala extremamente baixo e com monotonia. Eu sou Mauai, coach de comunicação comportamental e falar em público da Teatrês.

Monótono quer dizer “voz de um único tom, a voz que se expressa na mesma tonalidade o tempo todo”. Como se fosse “uma nota só”. Lembra da música “Eis aqui este sambinha feito de uma nota só, outras notas vão entrar mas a base é uma só”. Uma única nota musical que se repete na melodia. A genialidade desta canção de Tom Jobim é que a melodia mantêm a mesma nota mas o acompanhamento, a harmonia valoriza a melodia e a música fica uma beleza juntando melodia e harmonia.

Porém, no caso de um palestrante que se apresenta falando de forma monótona, isso complica muito o entendimento da mensagem pela plateia. “E geralmente quem fala com voz monótona ainda fala baixo, o que só piora a transmissão da mensagem.” Esse é um exemplo de uma frase expressa com monotonia.

A monotonia não desperta a nossa atenção para a mensagem e isso cansa a beleza da sua plateia. Agora vamos modular em vários tons essa mesma frase. “E geralmente quem fala com voz monótona ainda fala baixo, o que só piora a transmissão da mensagem.”

A impressão que os ouvintes tem de uma voz monótona é que a vida do palestrante é um saco, é um tédio, ele vive uma vida chata, que na vida dele não tem nada que mereça ser destacado, valorizado. A pessoa não demonstra o menor entusiasmo. Quando essa pessoa fala ela passa a impressão de que está “falando e andando” para nós que estamos ouvindo.

Vamos as dicas para sair da monotonia e acordar a sua plateia.

1 – Reconhecer e aceitar que para falar em público é importante saber projetar a voz com intensidade forte.

2 – Saber controlar a respiração, conhecer as técnicas de respiração diafragmática. Clicando neste link acima você acessa o vídeo com uma aula da técnica de respiração 5-3-5.

3 – Saber que cada palavra carrega um significado e é preciso valorizar esse significado com a entonação correta.

4 – Demonstrar entusiasmo quando fala revelando emoções. As emoções aproximam as pessoas.

5 – Tendo aprendido a respiração diafragmática é importante praticar a leitura em vós alta, projetando a voz e experimentando dar destaque às palavras.

6 – Diante de um espelho pratique falar acentuando a abertura da boca.

Essas seis atenções e práticas darão um novo colorido a expressão de quem tem a fala monótona. É isso, fique em nosso canal.

Até o próximo vídeo.

 

 

Comentários