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O monólogo que destrói a sua imagem

Por Alzira e Mauro | Comportamento diferença entre monólogo e diálogo
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No teatro e nos estudos da oratória, monólogo é o nome dado para um discurso feito de modo ininterrupto, feito por apenas uma pessoa e sem interação com a plateia. Um ator sozinho no palco representando um personagem faz um monólogo. Podemos dizer também que um palestrante faz um monólogo. Ambos são o centro das atenções.

Eu sou Mauai coach de comunicação comportamental e falar em público. Hoje vamos explorar o comportamento das pessoas que se acham o centro das atenções em todos os ambientes e que acabam se prejudicando por fazerem um monólogo quando deveriam estabelecer um diálogo com as pessoas.

Para ilustrar essa nossa reflexão vou contar um história. Dias atrás fui fazer minha palestra sobre Teatro Coach e ao final da palestra me reuni com um grupo de convidados para tomar um café e conversar. Estávamos todos alí interagindo e eis que se aproxima do grupo um convidado que já chegou falando, falando muito e falando alto.

E ele acabou com a conversa de todos. Ele resolveu fazer um monólogo num ambiente que pedia por diálogo. Ele não tinha consciência que estava atrapalhando a conversa das pessoas. Este nosso personagem que se acha o centro das atenções tem quatro características marcantes.

A primeira é que quando chega no grupo ele não para de falar. Ele é o próprio google, tem conteúdo para ficar falando horas. Se você fala de cerveja, ele bebeu todas, se você fala de vinho ele conhece as uvas, se você fala de carro, ele já pilotou todos. E como tem excelente memória ele fala, fala, fala.

A segunda característica é que por falar sem parar ele não escuta ninguém. A terceira característica é que, por não escutar ninguém, só tem valor pra ele o que ele é e o que ele faz. Ele se auto elogia, tudo que ele tem é melhor. A 4ª característica é que ele é super simpático, tem sempre piadinhas engraçadinhas para contar, e quando ninguém ri. ele de das suas próprias piadas.

Quando um personagem assim aparece numa roda de conversação, algumas pessoas ficam encantadas com o seu dom de oratória, mas a maioria vai se cansando de tanto bla bla bla e vai saindo de fininho. E infelizmente tem pessoas comentam às escondidas: – Que cara chato, meu!

Bom, preconceitos e julgamentos à parte, se o cara é chato ou não é problema dele, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, mas o que posso dizer é que se você agir como esse nosso personagem, fazendo monólogo em ambientes que pedem diálogo você com certeza vai complicar a sua relação e sua interação com as pessoas.

Pessoas que fazem monólogos passam a impressão de serem arrogantes e donas da verdade. E para sair dessa encrenca vão aqui duas dicas que considero importantes para interagir com as pessoas e estabelecer relações de confiança.

A primeira dica é falar menos e escutar mais. Deus nos deu duas orelhas e uma boca, vamos usar para ouvir mais e falar com assertividade.

E a segunda dica é demonstrar interesse pelas pessoas e pelas atividades das pessoas. E como se demonstra interesse? Perguntando sobre a vida delas e ouvindo com atenção o que elas falam. Isso causa empatia cognitiva e conexão emocional.

É isso. Inscreva-se em nosso canal e até o próximo vídeo.

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