Extroversão para tímidos

Você é uma pessoa tímida, introvertida? Então você … tem qualidades incríveis. Com certeza tem alta capacidade de observação, presta atenção aos detalhes, tem escuta ativa, sabe ouvir, sabe se planejar, se concentrar em estudar e terminar o que começa, tem habilidade de reflexão, imaginação poderosa. No entanto, na hora de falar em público a pessoa que é tímida adoraria sofrer menos e ser mais extrovertida para comunicar-se com mais desenvoltura e ter mais empatia, conexão com a plateia. Mas como tornar-se extrovertido?!

Eu sou Mauai, coach de comunicação e falar em público da Teatrês.  Vamos conhecer agora três comportamentos da pessoa extrovertida que os tímidos podem praticar para se sentirem mais seguros, confiantes para falar em público.

Aqui estão.

  1. Sorrir. Ao entrar no palco, sorria e cumprimente as pessoas. O sorriso abre portas, abre mentes, desarma espíritos, deixa o ambiente mais leve, agradável, propício à participação e à interação. Mostra que você está acessível e isso facilita para outros tímidos chegarem até você.
  2. Inclua as pessoas com o seu olhar. Ao entrar no palco, olhe para as pessoas, mas olhe sorrindo, incluindo, acolhendo, com simpatia, demonstrando que elas são bem vindas e que você respeita essas pessoas como elas são, sem julgamento, sem preconceito.
  3. Amplie seus gestos, sua expressão gestual. Ao entrar no palco, solte suas mãos, não se preocupe com elas. Entenda que a ideia de movimentar as mãos é trazer a atenção das pessoas para o seu rosto, exatamente para a sua boca, de onde sairá o seu discurso.

Se você é pessoa tímida, introvertida pode até parecer difícil ter estas atitudes, mas tente. Você sabe sorrir quando está com seus amigos. Você sabe olhar e receber pessoas na sua casa com simpatia. Você sabe ampliar os movimentos das suas mãos, do seu corpo, quando está correndo, dançando, brincando.

Então, pratique, arrisque algo diferente no seu cotidiano. Por exemplo, chegue em casa com um sorriso, abrace intensamente a pessoa que espera por você. Brinque com as crianças, com seus animais de estimação. Liberte seu sorriso, livre-se dos julgamentos. O sorriso ajuda a libertar seus movimentos.

São 3 dicas extrovertidas, deliciosas de praticar e divertidas. É isso, inscreva-se em nosso canal. Até o próximo vídeo.

 

Comentários