Hoje vamos falar sobre intenção. Vamos explorar a força da intencionalidade em nossa comunicação quando falamos em público. Mas antes, uma breve historinha … Era uma vez um rapaz que todos as manhãs ia comprar pão na padaria ao lado da sua casa. Todos os dias caminhava, entrava na fila e ao chegar no balcão pedia: – Dois pães, por favor. Pegava, pagava, voltava pra casa. Um dia na fila, ao chegar a vez dele pedir … sabe o que aconteceu?
Ele foi atendido por uma nova funcionária, uma gentil atendente e o rapaz foi arrebatado, foi amor à primeira vista. A funcionária não teve a intenção de encantar o rapaz, mas encantou. A partir deste dia, o rapaz tinha outra intenção para ir à padaria.
Sua motivação era outra, sua energia era outra, sua postura na caminhada era outra, seu olhar para o caminho era diferente, entrava na padaria alegre, sorrindo, se achando até mais bonito, até sua voz mudou para pedir o pão Frances. O objetivo do rapaz ainda era comprar pão, mas sua intenção agora era achar um jeito de se fazer notar para ter a chance de conhecer a atendente que o encantou. Apaixonado assim o rapaz estava com a intenção perfeita.
Eu sou Mauai, coach de comunicação comportamental e falar em público da Teatrês. Inscreva-se em nosso canal para receber semanalmente as vídeo-dicas que vão ajudar você a explorar as suas melhores intenções para ter sucesso em sua comunicação.
Agora, vou fazer 4 perguntas com a intenção de fazer você compreender o valor da intenção nos contextos de comunicação: – 1. Qual a intenção do mágico quando sobe no palco? Encantar a plateia é uma das intenções bem definidas do mágico, ok? 2. Qual a intenção do jogador de futebol quando entra em campo? Vencer o jogo é uma das principais, correto? 3. E qual a intenção do comediante quando faz as suas piadas num show de stand up? Divertir, fazer rir, de preferência fazer a plateia gargalhar, ok?
E para fechar a série de perguntas vem a pergunta número 4, a mais intencional de todas: Qual a intenção de um palestrante quando vai apresentar sua palestra? E a resposta para esta pergunta é: depende! Sim, depende do objetivo da palestra.
Já sabemos que é importante que toda palestra tenha um objetivo claro e definido. E o objetivo da palestra e a intenção do palestrante estarão sempre relacionados. Por exemplo, se o palestrante tem uma startup, criou um novo aplicativo e precisa de dinheiro de investidores para financiar seu aplicativo, ele precisa fazer uma palestra captar os possíveis investidores.
Então, qual o objetivo de sua palestra? O objetivo é mostrar os problemas que o seu aplicativo resolve e como esse aplicativo resolve esses problemas. Ou seja, o palestrante deve ser objetivo, apresentar argumentos e informações que mostrem aos investidores porque vale a pena investir dinheiro no aplicativo dele. Neste caso, então, qual é intenção que move o palestrante?
A intenção principal é a de convencer, de persuadir, de fazer os investidores acreditarem que seu aplicativo é o melhor investimento e que não vão se arrepender se investirem nele. Assim, a intenção que dá suporte, que está por trás do discurso, é passar uma mensagem de confiança e de credibilidade incontestáveis.
Concluindo : A força da intenção quando aliada a um objetivo claro e definido, além de dar mais poder para a argumentação racional, além de dar mais força para o discurso lógico, ainda faz o palestrante ser mais expressivo fisicamente e emocionalmente. Quando o palestrante tem a intenção perfeita para o seu discurso ele demonstra mais presença de palco.
Com a intenção perfeita o corpo se expressa melhor, a voz fica mais integrada às emoções e as emoções mostram-se positivas e contagiantes. Com a intenção perfeita o palestrante fala com entusiasmo, com mais segurança e isso gera conexão e empatia imediata com a plateia. Defina bem o seu objetivo e encontre a intenção perfeita aliada ao seu objetivo. Com isso, você vai se conectar racionalmente e emocionalmente com sua plateia.
Até o próximo vídeo. Inscreva-se em nosso canal.