Responda com franqueza, existe uma primeira impressão mais positiva do que aquela transmitida por um palestrante que entra no palco sorrindo? E pelo contrário, existe impressão mais negativa do que aquela transmitida por um palestrante que entra no palco sério, com semblante tenso e com cara de poucos amigos? Essa expressão já diz tudo, com cara de poucos amigos! Por mim, prefiro fazer cara de muitos amigos mantendo o bom humor e a alegria.
Eu sou Mauai coach de comunicação e falar em público da Teatrês e neste vídeo vamos explorar porque o sorriso é essencial para que sua comunicação seja efetiva e empática.
Quem entra para falar em público sorrindo, com simpatia, com certeza já traz em seu corpo outras quatro atitudes importantes para criar empatia e conexão imediata com a plateia. A primeira atitude de quem sorri é que a pessoa fala de peito aberto. É um corpo que não demonstra medo, que não aparenta querer se defender.
É um corpo disponível para a interação e para conversação, que está aberto para a integração com o espaço e com as pessoas da plateia. A pessoa que sorri mostra um corpo que não se impõe como verdade única. É um corpo que busca o diálogo com as pessoas.
A segunda atitude de quem sorri é a maneira de olhar. Quem sorri tem um olhar que também sorri. Isso porque o sorriso que encanta é aquele que também sorri com os olhos. (mostra) O Olhar que sorri inclui as pessoas no campo de visão, é um olhar amplo, que cria uma ponte para as pessoas, que tem interesse em ver as pessoas e aceitar cada pessoa do jeito que cada pessoa é. O olhar de quem sorri é o olhar que quebra as barreiras do julgamento visual que são a porta de entrada para o julgamento racional.
A terceira atitude de quem sorri é a liberdade de ter as mãos livres para expressar-se com autenticidade, mãos soltas e leves que demonstram a criatividade e a espontaneidade dos movimentos, movimentos que fluem demonstrando segurança, autoconfiança e autoestima tranquilas. Mãos que querem abraçar, acolher, tocar, são mãos que desejam conhecer, compartilhar sentidos e sensações.
E a quarta atitude de quem sorri está na voz que sorri. Faça um teste, quando for telefonar para um cliente ou para uma pessoa que você fala com frequência, tente falar com um leve sorriso as suas frases. Com certeza você vai mudar a emoção da sua fala só por mudar a sua forma de falar sorrindo. E se você trabalha com atendimento telefônico, pratique a partir de agora atender sorrindo. Isso vai mudar a forma que as pessoas te ouvem.
Pra finalizar, pra se ter uma ideia do valor do sorriso há uma pesquisa recente que diz que a pessoa que mantêm o sorriso por mais de quatorze segundos é considerada muito mais inteligente do que a pessoa que não sorri. Então, mesmo que você não acredite ser assim tão inteligente, sorria, tente parecer que você é inteligente, sorria!
Até o próximo vídeo.